quinta-feira, 5 de julho de 2012

Confira os 10 empregos considerados menos estressantes

Quem não sonha em ter um trabalho tranquilo, sem pressão do chefe e a correria do dia a dia? No mundo real, infelizmente, nenhum trabalho é totalmente livre de estresse. Além disso, a personalidade da pessoa também afeta a percepção sobre se o trabalho é estressante ou não. Enquanto alguns trabalhadores podem se sentir mais ou menos estressados diante de situações fisicamente desafiadoras, outros podem morrer de medo só de pensar em falar em público, embora não represente nenhum perigo físico.

"Nossa percepção diante de uma situação tem um papel fundamental em nossos níveis de estresse. O valor ou significado que nós atribuímos a um evento determina se reagimos a ele como uma ameaça ou o vemos como uma oportunidade.", diz Karen Sothers, especialista em tratamentos contra estresse.

O nível de estresse (ou a falta dele) no local de trabalho é diferente para cada pessoa. Levando isso em conta, o site americano CareerCast formulou um ranking com as profissões menos estressantes do momento. Este ano, a atividade de técnico em registro médicos ficou com a primeira posição do ranking das tarefas menos estressantes.

"É errado dizer que o nosso trabalho não é estressante. Existem leis e regulamentos que aparecem a todo instante e que precisam ser implementados", argumenta Diana Warner, diretora da Associação Americana de Gestão de Informação em Saúde.

Ela ressalta que, com todas as mudanças de regras neste setor, os profissionais precisam buscar qualificação contínua, para se manterem atualizados e aptos a atuar no mercado.

Embora um trabalho completamente sem estresse só exista em sonhos, há determinadas profissões cujos ambientes de trabalho aparentam ser mais tranquilos. Confira o ranking elaborado pelo CareerCast:

1 - Técnico em registros médicos - É o profissional encarregado de manter completo e atualizado todos o prontuário médico, para uso em tratamentos, cobranças e pesquisas estatísticas.

2 - Joalheiro - Cria ou repara anéis, pulseiras, broches e colares usando metais preciosos ou semipreciosos e pedras.

3 - Hair stylist (cabeleireiro) - Cria estilos de penteados para cada tido de compromisso e aconselha os clientes sobre como cuidar de seus cabelos.

4 - Costureira - Segue as instruções do estilista, opera uma máquina de costura para unir, reforçar e decorar peças de vestuário ou de outros produtos têxteis.

5 - Técnico de laboratório médico - realiza testes laboratoriais de rotina e as análises utilizadas na detecção, diagnóstico e tratamento de doenças.

6 - Audiologista - O técnico em audiologia trata problemas de audição, tentando descobrir o intervalo, a natureza e o grau da função auditiva. O trabalho normalmente não é fisicamente exigente ou estressante, mas exige um alto grau de atenção e concentração.

7 - Montador de precisão - É responsável pela submontagem ou montagem final de produtos como máquinas, equipamentos eletrônicos, ou até mesmo de uma aeronave.

8 - Nutricionista - São os profissionais encarregados de avaliar as necessidades alimentares dos pacientes, elaborar menus e planos de alimentação. Também instrui os pacientes e familiares sobre o cuidado nutricional adequado. Eles trabalham principalmente em hospitais, instalações de cuidados de enfermagem, clínicas de emagredimento, centros de atendimento ambulatorial, ou consultórios médicos.

9 - Marceneiro - Constrói novos mobiliários e restaura móveis usados %u200B%u200Busando um conhecimento profundo de tecidos, madeira e técnicas de fabricação.

10 - Técnico em elétrica - Desenvolve, monta e testa equipamentos elétricos de acordo com princípios de engenharia elétrica.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário :

Postar um comentário