terça-feira, 24 de julho de 2012

Concursos: Professor dar dicas sobre horas de estudo

Por Rogério Neiva

A preocupação com as horas líquidas de estudo tem se tornado cada vez mais relevante no universo da preparação para concursos públicos. Este conceito envolve aspectos no plano da gestão e execução dos estudos, bem como dos processos de aprendizagem.

Em termos conceituais, as horas líquidas consistem no tempo contabilizado em horas e efetivamente dedicado aos estudos. Dessa maneira, teria como contraponto as horas brutas, as quais também englobariam a contabilização do tempo não efetivamente utilizado com o estudo.

Não se pode negar que seria possível travar uma profunda reflexão e discussão sobre o tema, principalmente a partir de construções e conceitos das ciências cognitivas, acerca do que seria, para efeito de identificação de horas líquidas, o tempo efetivamente dedicado aos estudos. Se refletirmos sobre isto a partir das construções da neurociência, e sendo realizados exames de imagens das áreas do cérebro ativadas durante os estudos, aí sim teríamos uma precisão científica sobre as horas líquidas. Obviamente que nos dias de hoje é impossível submeter o candidato à realização exames de imagens o pet-scam (tomografia por emissão de pósitrons) durante os estudos.

Porém, existem situações nas quais não há dúvida de que não poderíamos contabilizar como horas líquidas, como por exemplo o tempo que levamos para nos acomodar no local de estudo, o tempo que levamos com interrupções para descanso ou mesmo para nos alimentar, ir ao banheiro ou atender uma ligação telefônica urgente. Além disso, também há situações em que temos a certeza de que podemos contabilizar como horas líquidas, tais como aquelas em que estamos efetivamente mobilizando nossas funções cognitivas primárias e secundárias, concentrados e construindo memórias, seja de longo ou de curto prazo, e efetivamente nos apropriando intelectualmente do conhecimento com o qual estamos tendo contato.

Assim, teoricamente, as horas líquidas são aquelas nas quais estamos realizando efetivamente atividades cognitivas relacionadas aos estudos. Mas independente desta compreensão, é possível e válido contar com alguma flexibilidade neste sentido, pois ao longo dos estudos podemos ter pequenos momentos de dispersão, que não precisam ser necessariamente excluídos da contabilização.

Superados os esclarecimentos até aqui apresentados, e partindo para o plano gerencial, as horas líquidas contam com um papel de grande importância, o qual também repercutirá no campo da aprendizagem.

Contabilizando as horas líquidas ganhamos em precisão no gerenciamento do nosso plano de estudos. Com isso, passamos a ter a clareza de forma geral sobre a evolução do nosso planejamento, bem como de forma específica quanto a determinada matéria, por meio da comparação quanto ao tempo demandado por uma matéria ou outra.

Ou seja, não ficamos perdidos!

Para quem adota um modelo de planejamento pautado na lógica da fragmentação do plano de estudo, esta precisão gerencial será ainda maior. No caso, o candidato terá a clareza até mesmo da diferença precisa do tempo que demanda, por exemplo, para uma página de um livro de uma matéria comparado com o de outra. Exatamente neste sentido se orienta a metodologia de planejamento que desenvolvi, a ser executada por meio do Sistema Tuctor, que agora conta com um aplicativo gratuito para celular, criado exatamente para mensurar e registrar as horas líquidas, denominado Tuctometro (neste link há outros esclarecimentos).

Neste caso, e com a adoção da ideia das horas líquidas, o candidato passa a ter uma estimativa quase certa sobre quando terminará o seu plano de estudos. E para planejar revisões ou estabelecer metas de conclusão dos estudos até a data da prova isto é fundamental.

Na realidade, o conceito de horas líquidas reflete o fato de que, cada vez mais, a aprovação no concurso público não é para aventureiros ou para quem não esteja disposto a pagar o preço da preparação séria, comprometida e consistente. Aprovação no concurso público exige planejamento, monitoramento e controle da sua execução.

Não por acaso existe a ideia da preparação de alto rendimento, inspirada no esporte de alto rendimento, que tem por base a centralidade do planejamento, monitoramento e controle da sua execução.

Portanto, para ter precisão gerencial da execução do planejamento de estudos, é importante refletir sobre a adoção do conceito de horas líquidas. E para isso, também é importante pensar em meios que viabilizem a contabilização destas horas.

Bom estudo! Que os seus dias, horas, minutos e segundos líquidos sejam proveitosos!


* Rogerio Neiva é juiz do trabalho desde 2002. Além disso, é psicopedagogo e possui pós-graduação em administração financeira. Atua como professor de nível superior e de cursos preparatórios para concursos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário