quarta-feira, 25 de abril de 2012

1º DE MAIO EM SPP - CAVALGADAS, CAVALADAS ou o nome que se queira dar.

      Já está se tornando tradicional a cavalgada de 1º de maio em nossa cidade. Acho de muito bom gosto, uma vez que mobiliza um grande número de pessoas em busca da diversão do barulho, da poeira e da farra que se segue. 
      Agora, essa história de duas cavalgadas no mesmo dia e em declarada competição me leva a questionar se: 
  • São dois povos (Xiitas e Sunitas)?
  • Uma  cidade com uma muralha (Jerusalém)?
  • Dois países em guerra declarada (Coréia do Norte e a do Sul)?
  • Talvez a Europa do século XVI e dos séculos seguintes, dividida entre Católicos e Protestantes com a Reforma Religiosa (nesse caso quando será a noite de são Bartolomeu? - milhares formam assassinados)
  • Nos EUA, a Guerra de Secessão entre os fazendeiro do sul e os ricos do norte, devastou uma nação, mas isso já faz tempo.
  • Tantos e tantos conflitos separaram povos, famílias, nações e causaram todo o mal possível e impossível de se imaginar.
     Entendo como legítima a vontade de cada pessoa em optar pelo seu time do coração (quando o meu ganha tiro uma onda danada, mas ultimamente só perde e meus colegas tiram meu couro), pela sua religião, pelo seu partido político, o que é necessário que finalmente entendamos é que não é uma guerra.    Infelizmente, nossa geração está transformando o processo político em nossa cidade e nos levando a regredir anos, estamos nos reconduzindo aos anos 40 e digo isso porque sei que já pactuei do atual pensamento dominante de não aceitação do diferente. Chega dessa palhaçada, nossa cidade merece pessoas mais inteligentes - ou que pelo menos tenham atitudes inteligentes - pessoas que compreendam finalmente que na democracia são necessárias - tanto quanto - situação e oposição política.
     Vamos imaginar se em vez de uma cavalgada segregadora, tívéssemos duas cavalgadas populares, em datas diferentes, onde qualquer pessoa que sentisse vontade pudesse participar livremente, sem os olhares acusadores da "santa inquisição". Duas datas festivas, o dobro de pessoas e a reunificação das alemanhas, desculpa, a reunificação de SPP em prol do bem comum.
     No passado bem recente provavelmente eu diria o contrário - envie o inquisitor mais severo, torture, decapte, tronco nele, guilhotina ou quem sabe até o pelotão de fuzilamento. Já dizia Raul Seixas: "prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"..."prefiro dizer aogra o oposto do que eu disse antes..."
     Infelizmente, eu, como muitos, já decidimos para qual cavalgada iremos. Pena que é assim, pena ter que fazer essa opção. Gostaria de ir nas duas, pois tenho amigos e sairão lá da caprifeira e amigos com quem também gostaria de está que sairão lá do parque de vaquejadas (saídas em horários diferentes - depois que uma passar, ligarão liberando a outra).  Na Bahia do século XVIII era assim, saía a procissão dos brancos em direção ao Pelourinho para as igrejas tradicionais como a de São Francisco e após algum tempo iniciava-se a procissão dos negros para a igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos e olha que nem era possível imaginar o celular.

     Nunca se é tarde pra aprender.
     O geito vai ser perguntar depois a meu amigo e compadre como é que foi a outra cavalgada, se tinha muita gente, se foi divertido, se os tocadores eram bons e por aí vai.

5 comentários :

  1. Parabéns pela opinião, compartilho com você o mesmo sentimento. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com voce por que o que quremos mesmo ´umilhar Azevedo, vamos faze a maio cavalgada da regiao e os bacural vao te a primera derrota do ano. Publica ai bacural kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Dalton, parabéns, seu comentário mostra que você é um cara de visão. Nós e Azevedo contamos com sua visão e aos invejosos fica só o nosso lamento. Quanto a você Anônimo pelo menos deveria ter respeito pela opinião dos outros, essa gargalhada de deboche vai se virar contra você quando em outubro Azevedo novamente colocar Naldinho no seu devido lugar.

    ResponderExcluir
  4. AS coissas vão começara a AZEDAR no dia 1. Ficaria mais bonito pra ele depois de tantas eleições, sair pela porta dos fundos de fininho, pois nosso grupo tá unido e vai pra vitória.

    ResponderExcluir
  5. Vamos ver o qur vai azedar. Acho que vai ser a surpresa do ano. Pena que Naldinho não vai poder concorrer com Azevedo, preferia ganhar dele novamente. Procure se informar melhor que você vai ficar sabendo.

    ResponderExcluir