terça-feira, 16 de abril de 2013

Projovem Adolescente


O Projovem é vinculado a Assistência Social e novamente passo a responsável(?) pela pasta a palavra para explicar e justificar as famílias os motivos que levam a tamanho descaso, uma vez que já estamos em 16 de abril e até o momento o Programa continua inoperante em nossa cidade. É impressionante que tamanho descaso não provoque nem mesmo perguntas. Faço aqui alguns questionamentos: onde estão esses jovens que deveriam está sendo atendidos pelo Projovem?; o município está recebendo dinheiro para manter o programa?; se o município estiver recebendo os recursos e o programa não funcionando, pra onde estão indo tais recursos? Fica o questionamento. Abaixo, segue o endereço eletrônico onde pode-se melhor compreender o programa. Esse é o “tempo novo” tão difundido durante todo o ano passado? Me parece um mundinho bem antigo e arcaico.


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

O Projovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

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