quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dica 05

"A gramática é um sistema de armadilhas cuidadosamente preparado", escreveu Ambrose Bierce no início do século 20. Verdade? Talvez. Mas um fato ninguém discute: as regras estão ao alcance de todos. Ao conhecê-las, desarmamos as ciladas uma a uma. E, em vez de nos derrubar, as normas ampliam o espaço de liberdade. Na dúvida, podemos trocar seis por meia dúzia.

Para fazê-lo, precisamos, antes, questionar e, depois, escolher. A propósito, vale lembrar história pra lá de conhecida. O presidente pediu à secretária que marcasse reunião para sexta-feira. Ela interrompeu a escrita e perguntou ao poderoso chefão:

-- Sexta com x ou com s?

Ele se esquivou:

-- Marque para sábado.

Acerca de? Há cerca de? A cerca de?

Ops! Pronúncias iguais, mas grafias e significados pra lá de diferentes. Safar-se incólume de tão delicadas questões exige intimidade com a língua - conhecer classes de palavras e empregos. Quer ver?

Acerca de é locução prepositiva. Locução porque tem mais de uma palavra. Prepositiva porque funciona como preposição. O trio significa sobre, a respeito de: Pronunciou-se acerca da oscilação do dólar. No discurso aos prefeitos reunidos em Brasília, Dilma falou acerca do incêndio que matou 231 jovens em Santa Maria.

Cerca de quer dizer aproximadamente: Recebeu cerca de R$ 500. Na Boate Kiss havia cerca de mil pessoas. Vou esperar cerca de três meses para entrar com pedido de aposentadoria.

Há cerca de indica contagem de tempo passado (faz aproximadamente): Viajou há cerca de dois meses. A tragédia de Santa Maria ocorreu há menos de uma semana. Moro aqui há cerca de 10 anos.

A cerca de exprime tempo futuro: Viajará daqui a cerca de seis meses. A cerca de dois anos das eleições, Dilma está em plena campanha.

Nenhum comentário :

Postar um comentário