segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mulheres bonitas têm mais dificuldades para conseguir emprego, aponta estudo

Um estudo realizado pelos professores de economia, os israelenses Bradley J. Ruffle e Ze'ev Sthudiner aponta que mulheres bonitas que incluem fotos no currículo enfrentam mais dificuldades para conseguir um emprego. A pesquisa mostra que as candidatas que colocam fotos nos currículos são 23% menos selecionadas do que as que não expõem a imagem. Entre os homens, esta proporção cai para 6%.

O levantamento também mostra que o ciúmes foi apontado como um dos principais motivos para a menor seleção das candidatas que enviam fotos. A explicação é que em 93% dos casos a seleção é feita por mulheres, o que faz com que as candidatas sejam inconscientemente consideradas rivais.

Ainda de acordo com a pesquisa, incluir foto no currículo é percebido de maneira diferente para os gêneros, enquanto os homens podem ser vistos como autoconfiantes com a atitude, as mulheres tendem a ser punidas se tomarem tal decisão, visto que a inclusão pode ser interpretada como uma forma de tentar se promover por meio da beleza. Para amenizar o problema, os pesquisadores sugerem que a seleção seja feita por equipes mistas. (Com InfoMoney)

Mercado

Minas Gerais está entre os cinco estados do país onde as mulheres ganham menos em relação aos homens, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE em abril deste ano. O rendimento mensal das trabalhadoras é de 70,4% do salário masculino, ficando na frente apenas de Goiás (69,8%), São Paulo (69,7%), Paraná (68,8%) e Santa Catarina (67,4%).

Se comparado com o censo demográfico de 2000, a proporção do salário feminino em relação ao masculino subiu 5,4 pontos percentuais em Minas. No entanto, outros estados que estavam atrás, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apresentaram um aumento superior, ultrapassando a média mineira.

Fonte DN

Um comentário :

  1. Esse camarada deve ter feito esse estudo lá em Israel ou sei lá onde. Por aqui acho que a realidade é bem diferente. Pelo menos eu acho.

    ResponderExcluir