Se você é uma pessoa falante, que gosta de uma boa conversa, escolher um
trabalho onde passe os seus dias em silêncio, atrás de um computador,
pode deixá-lo completamente infeliz e, de quebra, improdutivo. É claro
que os mais “tagarelas” não precisam estar constantemente envolvidos em
conversas, mas entender o aspecto social de seus papéis pode facilitar
na hora de encaixar seus talentos naturais com uma atividade
profissional, tornando-o mais bem sucedido. Encontrar o emprego certo é
difícil, mas não impossível, mas é importante entender os atributos
sociais de uma determinada posição antes de começar. Para aqueles que
gostam de falar, e buscam uma carreira que se encaixe em seu perfil, o
site CareerBuilder.com listou 10 áreas ou profissões a serem levadas em
consideração. Confira abaixo:
Marketing - Se você é um executivo
de contas ou trabalha para uma agência de marketing, suas habilidades
pessoais estão sempre em evidência. A maioria dos profissionais de
marketing precisa transmitir um tom convincente — seja dentro da empresa
ou diante de clientes externos — e usar suas habilidades de comunicação
para fortalecer as relações existentes e construir novas.
Âncoras
de noticiários ou repórter - Habilidade de falar faz parte do trabalho
de âncoras de telejornais e repórteres, pois precisam ser capazes de se
relacionar com seu público e passar credibilidade à notícia. Aqueles que
são capazes de reunir dados e divulgar a notícia através de televisão,
rádio, sites ou jornais podem construir carreiras de sucesso por serem
bons comunicadores.
Vendas - É mais do que sabido que quem
trabalha com vendas gosta de falar. E há uma razão para isso: os
vendedores precisam desenvolver relações de confiança com os clientes
antes de ir a campo e convencê-los a comprar. Por isso precisam
exercitar a arte de falar bem. Mesmo depois de uma venda, se manter
otimista e ativo faz parte do trabalho. Por isso, quase nunca, os
quietinhos não se encaixam bem nesta função.
Educação/Ensino -
Não importa a idade dos alunos, mas as habilidades de comunicação de um
professor são cruciais para que seja um mentor de sucesso e consiga
inspirar os estudantes. Os professores são alguns dos melhores
comunicadores que temos ao nosso redor e passam grande parte de seu
trabalho falando em benefício de suas turmas.
Instrutor de
fitness - Instrutores de pilates, professores de ioga e personal
trainers devem saber se comunicar, e bem, com seus clientes. Motivá-los
através da fala é importante, por isso instrutores de fitness, seja qual
for a modalidade, precisam ter animação e grandes habilidades de
comunicação.
Relações Públicas/Assessor de imprensa - A maioria
dos executivos de relações públicas precisa gastar uma grande parte do
tempo passando informações e mensagens sobre seus clientes e produtos
para a mídia. Estar em contato com jornalistas é uma grande parte do
trabalho, perfeito para quem tem habilidades de desenvolver uma boa
conversa.
Assistente social - Compreender os problemas dos outros
e ajudá-los a lidar com eles requer habilidades de comunicação
especiais. Além de ter jeito para conversar com as pessoas, os
assistentes sociais precisam saber lidar com relacionamentos
problemáticos, doenças e problemas psicológicos.
Empreendedores -
Se para ser um empreendedor não é preciso necessariamente saber falar
bem, na hora de “vender seu peixe” é fundamental ser hábil com as
palavras. Ao lançar um negócio, é importante que os empresários consigam
transmitir claramente detalhes sobre seu novo empreendimento para os
outros, sejam futuros clientes ou fornecedores.
Ator, produtor ou
diretor - A maioria das ocupações no campo da dramaturgia utiliza a voz
para transmitir ideias e arrancar emoções do espectador. Por isso, se
você tem facilidade para falar em público, este poderia ser o seu
emprego dos sonhos. Atores, produtores e diretores sabem bem o efeito
que um bom discurso tem sobre a produção e a plateia, e como usá-lo a
seu favor.
Designer de interiores - Se você gosta de combinar o
seu talento artístico com uma boa conversa, design de interiores pode
ser uma oportunidade de carreira perfeita. Alguns designers são
contratados para decorar um espaço específico, enquanto outros trabalham
para grandes empresas ou escritórios de decoração. E podem trabalhar em
qualquer projeto, desde casas particulares até hotéis e escritórios. Em
todos os casos, as habilidades de comunicação são essenciais, assim
como um bom jogo de cintura, em especial na hora de discutir detalhes da
decoração com os clientes.
Da Agência O Globo
Nenhum comentário :
Postar um comentário