segunda-feira, 10 de setembro de 2012

As profissões em extinção e as mais promissoras no momento

Num cenário dominado pelas preocupações causadas pela situação econômica da zona do euro e seus reflexos na economia mundial, o mercado de trabalho se vê particularmente afetado. E, de tabela, nota-se uma mudança nos padrões de emprego, alerta Alan Townsend , vice-presidente do site Monster Europe e especialista em tendências globais de recrutamento. Em artigo publicado no site da CNN, Townsend afirma que, para entender a evolução do mercado de trabalho, quais as indústrias e profissões que estão sendo extintas e quais estão avançando através de um processo de seleção natural, o cenário do emprego precisa ser visto dentro do contexto das mais influentes macrotendências.

O executivo do Monster Europe listou algumas das carreiras que estão prosperando e as que estão em vias de extinção devido às mudanças no cenário tecnológico, econômico, social e de negócios. Confira abaixo:

Carreiras prósperas

Cientistas de dados - A cada dia são criados milhares de bytes de dados — 90% dos dados do mundo de hoje foi criado nos últimos dois anos. Estes dados vêm de toda parte: sensores usados %u200B%u200Bpara coletar informações sobre o clima, mensagens para sites de mídia social, fotos e vídeos digitais, registros de transações de compra, sinais de celulares, GPS e assim por diante. Com toda esta evolução tecnológica e com os milhares de dados sendo compartilhados e armazenados pelas empresas, cresce também a demanda por profissionais especializados. Além da área de gestão de dados e informação, outras têm criado novas oportunidades de emprego, como análise, armazenamento e segurança de dados.

Programadores e administradores de rede - Um equívoco fundamental entre os observadores do mercado de trabalho é de que os avanços da tecnologia resultam em grande parte na morte de oportunidades de carreira. Este não é o caso para as profissões da área de TI. Em vez de eliminar postos de trabalho, os avanços tecnológicos estão mudando a natureza das funções disponíveis neste segmento. Programadores e administradores de rede são apenas dois exemplos de papéis no setor de TI que estão tendo um crescimento significativo em todo o mundo.

Assistentes médicos - Houve mudanças significativas na gestão dos serviços de saúde, tanto nos Estados Unidos como na Europa. Como resultado, os cargos de gestão se tornaram necessários. Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho prevê que 162.900 novas posições serão criadas nesta área antes de 2018. Na Europa, também é provável que haja um crescimento significativo nos cargos ligados à enfermagem clínica.

Segundo o executivo da Monster Europe, a chave para navegar neste mercado de trabalho em evolução é seguir a premissa da própria Teoria da Evolução, de Darwin, e ser tão versátil e adaptável quanto possível.

''Ao monitorar e compreender as principais tendências que estão afetando a economia global, as empresas e as nossas vidas, profissionais experientes são capazes de moldar o seu conjunto de habilidades e suas carreiras de acordo com os aspectos de maior influência e que irão conduzir as oportunidades de trabalho de longo prazo'', finaliza Townsend.

%u3000

Profissões em processo de extinção

Trabalhadores de serviços postais (incluindo triagem, atendentes e carteiros) - A indústria postal teve um momento difícil desde a adoção generalizada de e-mail, que roubou grande parte da sua quota de mercado consumidor e de negócios. Aumento da comunicação via telefones móveis e a computação em nuvem são outros fatores que contribuíram para esta situação, mas a principal razão para a queda do número de profissionais na área é que os serviços postais estão se tornando automatizados, com robôs substituindo as pessoas. Nos Estados Unidos, o Bureau of Labor Statistics (BLS) previu uma queda maior de 30% na ocupação do setor até 2018. O serviço postal dos EUA já registrou perdas de US$ 11,6 bilhões neste ano fiscal.

Auxiliar de escritório e auxiliar administrativo (particularmente digitadores) - As revoluções na tecnologia também continuam a causar mudanças profundas nos escritórios e nas áreas administrativas das empresas. Apesar de terem sido duramente atingidos pela recessão, os empregos nestes segmentos já vinham experimentando um declínio há anos devido ao avanço tecnológico, que, em contrapartida, aumentou a produtividade e a eficiência operacional.

Processamento de texto, correio de voz e internet tornaram mais fácil o trabalho para profissionais qualificados. E, com as empresas focadas na redução de custos, secretárias, auxiliares administrativos e funcionários de arquivos não estão mais na demanda. Só nos EUA, a previsão é de que, até 2020, cerca de 13.200 processadores de texto e datilógrafos irão perder seus empregos, e que 15.900 digitadores de dados ficarão desempregados, segundo os dados do BLS. Já o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (The European Centre for the Development of Vocational Training) estima que, em 2020, a demanda por estes profissionais diminuirá numa média de um milhão de empregos em toda a Europa.

Trabalhadores de linha de montagem - Em muitas economias desenvolvidas, os empregos na indústria de montagem que requerem uma formação modesta e apenas o ensino fundamental são coisa do passado, diz Towsend. No Reino Unido, por exemplo, 400.000 postos de trabalho manual devem desaparecer antes de 2020, uma queda de 18% para 16%. No entanto, a indústria precisa de pessoas qualificadas para gerenciar a execução de processos automatizados. Como resultado, as profissões com maior qualificação, como gerentes, tendem a aumentar significativamente até 2020.

Vendedores de telemarketing e de porta em porta - Estes tipos de venda não são mais eficientes e foram substituídas pelas vendas on-line e propagandas de TV. Nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas de porta em porta em porta e as feitas por telemarketing devem registrar quedas de 15% e 11%, respectivamente, em 2018.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário :

Postar um comentário