quinta-feira, 19 de março de 2015

FEUDALISMO



 O feudalismo  é um sistema econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra. Esta pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência.
O feudalismo se inicia com o período das invasões bárbaras  e a posterior queda do Império Romano do Ocidente (Século V) que transformam toda a estrutura política e econômica da Europa Ocidental descentralizando-a. Os povos “bárbaros” ao ocuparem parte das terras da Europa Ocidental contribuem com o processo de ruralização e o surgimento de diversos reinos, dentre os quais se destacou o Reino dos Francos. Mas é no Reino Carolíngeo que se solidificam as principais estruturas do feudalismo.
Predominante durante toda a Idade Média, o feudalismo se caracteriza pelas relações de vassalagem (dependência pessoal) e de autoridade e posse da terra. As vilas e o colonato  tornam-se o centro da nova estrutura sócio-econômica que tem um sistema produtivo basicamente voltado para o suprimento das necessidades individuais dos feudos.
Os feudos, por sua vez, constituíam a unidade territorial da economia feudal, caracterizando-se pela sua auto-suficiência econômica, produção predominantemente agropastoril e ausência quase total de comércio. Nos feudos, a produção de arte ocorre nos castelos.
Geralmente divididos em três áreas: o domínio, exclusivamente do senhor feudal e trabalhada pelo servo; a terra comum, matas e pastos que podem ser utilizados tanto pelo senhor quanto pelos servos; e o manso servil, que destinado aos servos era dividido em áreas denominadas “glebas” de onde metade de toda produção deveria ser destinada ao senhor feudal (talha - um tipo de imposto), os feudos podiam tanto ser enormes territórios com cidades inteiras dentro deles, ou apenas uma fazenda, variando muito de um para o outro. Na época do Reino Carolíngeo, feudo significava “benefício”, era o nome dado ao benefício que o suserano cedia ao vassalo e, que na maioria das vezes era a posse de terras. Daí o porquê que “feudo” designa hoje a propriedade em si.
Com uma estrutura social estática e hierarquizada podemos identificar a vassalagem e a suserania como as principais relações da sociedade feudal. O senhor feudal ou suserano era quem tinha a posse das terras e as cedia aos vassalos que deveriam trabalhar nelas para sustento próprio e, no que chamavam de corvéia, o trabalho gratuito para o senhor feudal durante três dias por semana.
A sociedade era basicamente composta por duas camadas principais: os senhores e os servos. O clero, embora de muita importância na sociedade feudal, não constituía uma classe separada uma vez que os componentes do clero, ou eram senhores (alto clero), ou eram servos (baixo clero). Entretanto, a relação de suserania é mais complexa uma vez que as terras eram cedidas não aos camponeses, mas a outros senhores ou cavaleiros que assumiam um compromisso de fidelidade com o suserano. Este cedia terras em troca de mais poder e um aumento no contingente de seu exército. O que, na prática, não significava que ele possuía poder sobre os outros feudos uma vez que o poder era descentralizado.
A Igreja nesse período assume a posição de único poder centralizado. Aliás, a que se considerar a enorme importância da Igreja na sociedade feudal uma vez que naquela época toda a formação moral, social e ideológica era fortemente influenciada pelo clero.
O fim do sistema feudal costuma ser delimitado pela queda do Império Romano do Oriente (Queda de Constantinopla) no século XV e, na Europa deveu-se a diversos motivos econômicos, sociais, políticos e religiosos. Dentre eles podemos destacar a fome ocasionada pela estagnação das técnicas agrícolas aliada ao crescimento excessivo da população; a peste que assolou a Europa dizimando um terço da população já bastante debilitada pela fome; o esgotamento das reservas minerais que abalou a produção de moedas afetando inevitavelmente as operações bancárias e o comércio; a ascensão da burguesia e a crise religiosa ocasionada pela necessidade de uma nova filosofia religiosa e novas necessidades espirituais.


4 comentários :

  1. Atividade para o primeiro debate

    1 РQuando come̤ou o processo de desestrutura̤̣o do Imp̩rio Romano?
    2 РQual era o principal fator da crise no Imp̩rio?
    3 - Quais eram as necessidades que exigiam maiores gastos do Império?
    4 – O que motivou o Império a deixar de conquistar novos territórios?
    5 РCom o fim das conquistas, que problema econ̫mico apareceu imediatamente?
    6 РQuais as consequ̻ncias da falta de novos escravos?
    7 РQuais eram as principais regi̵es escravistas do Imp̩rio?
    8 – Que povos invadiram o Império Romano à partir do ano 406?
    9 РQue problemas foram causados com a destrui̤̣o de estradas pelos Germ̢nicos?
    10 РQue povo dep̫s o Imperador R̫mulo Aug̼stulo?
    11 РQuais fatores foram mais importantes no ̻xodo das cidades para o campo?
    12 – Como viviam os colonos?
    13 – Como os colonos pagavam o uso da terra?
    14 – O que foi o Colonato?
    15 – O que foi o Feudalismo?
    16 РEm que ̩poca o feudalismo predominou na Europa?
    17 – Qual o significado da palavra “feudo”?
    18 – O que eram os vassalos?
    19 РComo era a estrutura da sociedade feudal de acordo com a viṣo da igreja?
    20 РDefina as fun̵̤es do clero, da nobreza e dos camponeses.
    21 – Quem regulava o comportamento moral das pessoas durante o feudalismo?
    22 – Segundo os historiadores medievais como dividiam a sociedade feudal como?
    23 – Quem eram os leigos no meio rural?
    24 – Como se dividia o grupo dos senhores da terra?
    25 РQuais eram as fun̵̤es dos nobres?
    26 – Como se dividia o grupo dos camponeses?
    27 РQuais as fun̵̤es do servo?
    28 РQuem eram os vil̵es?
    29 РOs poucos escravos que existiam, desempenhavam que fun̵̤es?
    30 – O que eram burgos?
    31 РQue fun̵̤es desempenhavam os leigos nas cidades?
    32 – O Clero secular dividia-se como?
    33 – Descreva o alto clero.
    34 – Descreva o baixo clero.
    35 – O que eram os mosteiros?

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    2. CORREÇÃO

      1 РQuando come̤ou o processo de desestrutura̤̣o do Imp̩rio Romano?
      R: A partir do século III.

      2 РQual era o principal fator da crise no Imp̩rio?
      R: A grande extensão de suas fronteiras.

      3 - Quais eram as necessidades que exigiam maiores gastos do Império?
      R: Financiar o exército, pagar os funcionários administrativos, conservar as estradas, muros de proteção e fortes e garantir alimentos para a população.

      4 – O que motivou o Império a deixar de conquistar novos territórios?
      R: A dificuldade em guardar as fronteiras.

      5 РCom o fim das conquistas, que problema econ̫mico apareceu imediatamente?
      R: A diminuição do número de escravos.

      6 РQuais as consequ̻ncias da falta de novos escravos?
      R: O preço dos escravos aumentou, a produção diminuiu e os produtos ficaram mais caros.

      7 РQuais eram as principais regi̵es escravistas do Imp̩rio?
      R: Península Itálica, Gália e Península Ibérica.

      8 – Que povos invadiram o Império Romano à partir do ano 406?
      R: Povos Germânicos.

      9 РQue problemas foram causados com a destrui̤̣o de estradas pelos Germ̢nicos?
      R: Prejudicou o comércio e agravou ainda mais a crise econômica de Roma.

      10 РQue povo dep̫s o Imperador R̫mulo Aug̼stulo?
      R: Os Hérulos.

      11 РQuais fatores foram mais importantes no ̻xodo das cidades para o campo?
      R: A insegurança causada pelos ataques dos povos germânicos e a dificuldade em arranjar trabalho nas cidades.

      12 – Como viviam os colonos?
      R: Cuidavam de uma pequena parcela das terras, de onde tiravam seu sustento e o de sua família.

      13 – Como os colonos pagavam o uso da terra?
      R: Entregavam parte da produção ao proprietário.

      14 – O que foi o Colonato?
      R: Sistema de trabalho que prendia o colono sua família e seus descendentes à terra e proibia os proprietários ou os colonos de vende-las.

      15 – O que foi o Feudalismo?
      R: Um sistema social europeu originado da síntese da cultura romana com as tradições germânicas.

      16 РEm que ̩poca o feudalismo predominou na Europa?
      R: Entre os séculos X e XIII.

      17 – Qual o significado da palavra “feudo”?
      R: Bem dado em troca.

      18 – O que eram os vassalos?
      R: Aquele que recebia o feudo do senhor feudal.

      19 РComo era a estrutura da sociedade feudal de acordo com a viṣo da igreja?
      R: Clero, nobreza e camponeses.

      20 РDefina as fun̵̤es do clero, da nobreza e dos camponeses.
      R: O clero eram os que oravam, a nobreza, os que lutavam e os camponeses, os que trabalhavam.

      21 – Quem regulava o comportamento moral das pessoas durante o feudalismo?
      R: A Igreja Católica.

      22 – Segundo os historiadores medievais como dividiam a sociedade feudal como?
      R: Leigos e clérigos.

      23 – Quem eram os leigos no meio rural?
      R: Os senhores de terra e os camponeses.

      24 – Como se dividia o grupo dos senhores da terra?
      R: Nobres, grandes senhores, senhores menores e cavaleiros.

      25 РQuais eram as fun̵̤es dos nobres?
      R: Atividades administrativas e militares, além de cuidar da justiça e da vigilância dos servos a eles subordinados.

      26 – Como se dividia o grupo dos camponeses?
      R: Servos e vilões.

      27 РQuais as fun̵̤es do servo?
      R: Cultivar terras do senhor, consertar pontes, estradas, além de pagar taxas cobradas pelo senhor e pelos clérigos.

      28 РQuem eram os vil̵es?
      R: Camponeses livres que conseguiram adquirir pequenos lotes de terra.

      29 РOs poucos escravos que existiam, desempenhavam que fun̵̤es?
      R: Trabalhavam nos afazeres domésticos para os senhores.

      30 – O que eram burgos?
      R: A forma como eram conhecidas as cidades medievais.

      31 РQue fun̵̤es desempenhavam os leigos nas cidades?
      R: Mercadores, banqueiros, artesãos, estudantes, açougueiros, donos de hospedaria, etc.

      32 – O Clero secular dividia-se como?
      R: Alto e baixo clero, estando o papa no topo da hierarquia.

      33 – Descreva o alto clero.
      R: Pessoas nascidas em famílias nobres, com terras e poder. Geralmente eram os únicos que sabiam ler e escrever.

      34 – Descreva o baixo clero.
      R: Líderes de paróquia, viviam com os camponeses, cultivavam a terra e atendiam aos pobres.

      35 – O que eram os mosteiros?
      R: Locais de trabalho, oração e moradia dos monges.

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  2. Gabarito 7º ANO
    1B, 2A, 3A, 4C, 5B, 6D, 7C, 8A, 9D, 10C

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