sexta-feira, 6 de setembro de 2013

JOGOS ESTUDANTIS DE SÃO PAULO DO POTENGI 2013


Orgulho aos atletas do CSJ e vergonha dos gestores municipais.

É sabido por todos a importância do esporte na vida da criança e adolescente, o quanto contribui até mesmo para um melhor rendimento escolar, além do enquadrar-se as regras, obedecer as leis do esporte, os próprios limites, a parceria, companheirismo com os colegas de equipe, enfim, o esporte desempenha um papel não secundário na formação de cidadãos melhores e quando tratamos de esporte escolar é que essa importância dobra ou triplica.
Parabenizo o Colégio São José pela vitória e vejo que tal vitória (merecida) vem apenas corroborar o que penso e sinto. Façamos uma breve análise: quantos alunos tem o Colégio São José? Quantos temos nas Escolas Municipais? Alguém menos avisado pode falar, mas é que a importância está na qualidade e não na quantidade. Concordo plenamente, o que quero salientar é que com mais de dois mil alunos teríamos muito mais facilidade em garimpar qualidade; é que a preparação é preponderante, aquele que melhor prepara terá maiores possibilidades de vencer. Desde o início do ano que aqui reclamo do descaso com a Educação Física e a preparação dos alunos para os jogos e a verdade  é que as equipes foram montadas a toque de caixa, nas vésperas dos jogos, ou seja, foram preparados para perder.
Não culpo aqui as crianças ou os treinadores que receberam essa “missão impossível”, culpo gestores descomprometidos com a EDUCAÇÃO e seus segmentos entre os quais está o esporte. Não é de hoje que batemos na mesma tecla. Se os responsáveis (?) pelo município e pelas Escolas Municipais tivessem o mínimo de compromisso, ficaria praticamente impossível haver um outro campeão dos jogos.
Não faço aqui mea-culpa com A ou B, pra mim as palavras que definem bem é IRRESPONSABILIDADE  e INCOMPETÊNCIA. Caso algum dos tais precise, temos como provar com fatos, fotos e números que essa é a mais pura verdade.
Muito bonito o discurso de que o importante é competir e até concordo com o discurso politicamente correto, ao mesmo tempo posso observar que a importância é bem distribuída, ou não teríamos premiação diferenciada de acordo com as melhores colocações dentro da competição. Competir é muito importante, ganhar é mais ainda.
Pena que aqui em SPP, os alunos da Rede Municipal recebem dos administradores o credenciamento para perderem. Já deveriam ter criado vergonha na cara há muito tempo. Chega de tratar educação como última opção, é urgente que passe a ser a primeira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário