terça-feira, 13 de agosto de 2013

Qual é o numeral ordinal de três, de treze, de trinta e de trezentos?

VOCÊ SABE…
…qual é o numeral ordinal de três, de treze, de trinta e de trezentos?
Recentemente minha sobrinha comemorou seu terceiro aniversário. O numeral ordinal de treze é décimo terceiro; de trinta é trigésimo; e de trezentos é trecentésimo ou tricentésimo.
Escrever numerais por extenso é sempre um problema. Há aquela velha história do chefe que mandou a secretária fazer um cheque de R$600,00. Perguntou-lhe a secretária: “Como é que se escreve 600?” O chefe, imediatamente, ordenou: “Faça dois de 300”. E a secretária, sempre zelosa pelo bom português, perguntou: “300 é com “s” ou com “z”?” O chefe, já aborrecido, deu nova ordem: “Se não sabe escrever, faça quatro cheques de 150”. E ela, sedenta pelo saber, fez nova pergunta: “Chefe, o trema ainda existe?”. O chefe, perdendo definitivamente a paciência, implorou: “Paga em dinheiro vivo”.
Se você é o “chefe” ou a “secretária”, anote aí: seiscentos é com “sc” (seis+centos); trezentos é com “z”; e o trema foi abolido. O correto é cinquenta, sem trema. A forma “cincoenta” não tem registro oficial. O 14 é que tem duas grafias: quatorze ou catorze.
E, para terminar, um teste: qual é o ordinal de cinquenta e o de oitenta?
É quinquagésimo e octogésimo, e não “octagésimo”, como ouvimos com certa frequência.
Quando Romário fez seu gol de número 999, ou seja, faltava um para o milésimo, fui consultado por alguns jornalistas esportivos: “Como é o ordinal de 999?”.
Acredite é noningentésimo (ou nongentésimo) nonagésimo nono.
Duvido que alguém tenha usado o ordinal. No tênis, um atleta, em vez de estar na ducentésima septuagésima oitava posição, prefere ocupar a posição 278 da ATP

Sérgio Nogueira

Nenhum comentário :

Postar um comentário