quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Oportunidade de fazer Cursos Gratuitos à distância.

http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/

Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Com novo curso, Vestibular da Uern abre inscrições nesta 4ª com 2.602 vagas

No próximo dia 30, começa o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) para preenchimento de 2.602 vagas de cursos de graduação da UERN. Uma das novidades deste ano é a abertura de 50 vagas para o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal (CaN).

"A proposta pedagógica da UERN para o BC&T prioriza a formação multidisciplinar sólida, com base científica, ao mesmo tempo em que capacita o indivíduo para assimilar, avaliar, gerenciar e empreender inovações tecnológicas que direcionam os rumos a serem tomados como estratégias de desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade contemporânea", explica a diretora do Campus de Natal, Profa. Dra. Ana Lúcia Dantas.

Segundo ela, o Campus de Natal escolheu ofertar este curso diante das demandas atuais por profissionais das áreas das ciências tecnológicas. "A UERN não pode mais adiar sua inserção na área das ciências tecnológicas. O BC&T deverá servir de embrião para ampliar o número de cursos das ciências tecnológicas na nossa Universidade", prevê.

O bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional multidisciplinar e, portanto, não há uma demanda específica para o BC&T. Este profissional poderá atuar em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor, em especial na área de Ciência e Tecnologia (C&T), como pesquisador, gestor e consultor; poderá trabalhar em atividades de pesquisa em Ciência e Tecnologia, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e/ou lato sensu; no comércio (vendas, gerenciamento e serviços relacionados a produtos na área de C&T ou em outras áreas que exijam a postura de um profissional formado em nível superior); empreender seu próprio negócio em C&T; ocupar cargos de tecnologista em instituições de pesquisa; fazer cursos de ensino superior preparados para funcionar como segundo ciclo formação, ou ciclo de formação específica, onde o reingresso é a única forma de acesso; e ocupar cargos de nível superior oferecidos em concursos públicos.

Na UERN, o BC&T terá duração de três anos e será ofertado exclusivamente no Campus de Natal. A UFRN e a Ufersa já oferecem esse curso desde 2007.  "O BC&T existe em todas as regiões do País e possui, hoje, mais de 10 mil estudantes matriculados em 26 cursos de graduação em algumas das melhores Universidades brasileiras", contou a professora Ana Dantas.

Sobre a estrutura e corpo docente do novo curso, a diretora do CaN disse que a UERN deverá fazer concurso para complementar o quadro de professores e que apesar de já dispor dos laboratórios de informática, precisará de laboratórios de física, química e biologia, que deverão estar disponíveis de acordo com o cronograma das disciplinas.

SOBRE O PSV 2013

As inscrições para o PSV 2013 deverão ser efetuadas, exclusivamente, via internet, acessando o portal da UERN (www.uern.br) ou no endereço eletrônico da Comperve (www.uern.br/comperve). As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais). O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pago até o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas.

Cotistas

Em cumprimento à Lei Estadual nº. 8.258 de 27 de dezembro de 2002, 50%  das vagas iniciais distribuídas por campus, núcleo, curso, habilitação, turno e semestre letivo da UERN são destinados a alunos que tenham cursado integralmente e exclusivamente o ensino fundamental e médio em escola pública (candidatos da modalidade cotista). As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.

O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cotas e/ou como isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.

Cartão de Identificação

O candidato deverá imprimir uma via do seu cartão de identificação, que contém dados do candidato e o local de provas. O cartão será disponibilizado a partir do dia 19 de fevereiro de 2013, na página da Comperve (www.uern.br/comperve), e ficará disponível até a data da aplicação das provas. O cartão de identificação deverá ser recortado no local indicado e o candidato deve colar a sua fotografia 3x4 recente e de frente no espaço reservado para tal fim.

A divulgação do resultado do PSV 2013 será feita pela Comperve/UERN no dia 05 de abril de 2013.

Fonte: DN

Comperve divulga gabarito do segundo dia de provas da UFRN; confira

A Comperve disponibilizou na tarde desta segunda-feira (26) o gabarito do segundo dia de provas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). (Clique aqui e confira o gabarito)

Os candidatos deste ano concorrem a 3.015 vagas, distribuídas em 84 cursos. Além de Natal, as provas também são realizadas em Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Mossoró.

domingo, 25 de novembro de 2012

Universidade Aberta do SUS oferece cursos gratuitos à distância


Profissionais da área de saúde podem aprimorar seus conhecimentos gratuitamente, por meio da Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS), uma rede de instituições de ensino que oferece educação continuada on-line. A plataforma disponibiliza cursos autoinstrucionais a qualquer trabalhador da área, além de programas de especialização, aperfeiçoamento, extensão e atualização a profissionais do SUS. Todos os cursos são gratuitos e realizados à distância.
Atualmente, dois cursos de autoaprendizagem estão disponíveis – um deles é voltado para o controle de tuberculose, e o outro aborda o manejo clínico de pacientes com dengue. As aulas podem ser acessadas por profissionais de 16 áreas da saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e disponibiliza certificado on-line para os que cumprirem os requisitos de conclusão do curso.
Para participar, o profissional deve se registrar na Plataforma Arouca, sistema que viabiliza o acesso aos recursos da UnA-SUS – ou acessar o material como visitante, caso não possua registro no CNES. No endereço a seguir é possível ver o passo a passo para se cadastrar: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2012/Out/15/passo_a_paso_unasus.pdf
PROFISSIONAIS DO SUS – Também estão disponíveis na UnA-SUS cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão e atualização para profissionais que trabalham na rede pública. Os programas são promovidos por instituições de ensino superior de referência, e também devem ser acessados pela Plataforma Arouca. Lá constam informações como lista de cursos ofertados, editais, contatos das instituições, datas previstas e requisitos.
Em geral, é exigido apenas vínculo com o SUS para inscrição e realização do curso, no entanto, outros requisitos podem ser exigidos, como área de atuação (por exemplo, enfermagem, médico, gestor), nível acadêmico (médio, superior completo), e localidade (pois alguns cursos podem estar disponíveis apenas para determinada região ou estado). Antes de se inscrever, é importante que o interessado leia detalhadamente o edital de convocação para verificar se há compatibilidade com o perfil exigido.
INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA UNA-SUS: Fundação Estadual Saúde da Família (SES/BA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Fundação Oswaldo Cruz – Pantanal (Fiocruz/Pantanal), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ,Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Mais informações
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/7687/162/una_sus-oferece-cursos-gratuitos-a-distancia.html

150 vagas de Analistas da carreira de apoio técnico e administrativo no MPE - AC

A Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Acre, torna público que estão abertas as inscrições para o Concurso Público que visa prover 150 cargos de Analista da carreira de apoio técnico e administrativo do Ministério Público do Estado do Acre, a ser executado pela Fundação do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul - FMP.
Os candidatos deverão fazer a opção, no momento da inscrição, do local de vaga para a qual irá concorrer, devendo também efetuar na escolha do local de prova, o qual, de acordo com a Resolução Nº 022/2012 do Colégio de Procuradores de Justiça, poderá ser uma das cidades: Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Feijó.
Das Vagas:
  • Nível Superior: Analista - Administrativo - Administração (5), Controle Interno - Administração (1), Contabilidade (1), Documentação - Arquivologia (1), Comunicação Social (1), Educação - Pedagogia (1), Engenharia/ Arquitetura - Arquitetura (1), Engenharia Civil (1), Orçamento - Administração (1), Contabilidade (1), Pericial - Agronomia (1), Arquitetura (2), Biologia (1), Contabilidade (4), Economia (1), Engenharia Civil (1), Engenharia Florestal (2), Informática (2), Processual - Direito (94), Saúde - Psicologia (4), Serviço Social (8), Tecnologia da Informação - Todas da área de TI (16).
O vencimento inicial do cargo de analista do MPE, nível superior, é de R$ 3.500,00 nos termos do Anexo V da Lei Estadual nº 2.430, de 21 de julho de 2011.
Das Inscrições:
A inscrição ao Concurso será realizada exclusivamente via Internet, das 9 horas de 26 de novembro de 2012 até as 20 horas do dia 31 de janeiro de 2013 (horário de Brasília), e deverão ser efetuadas pelo endereço eletrônico www.concursosfmp.com.br.
O pagamento da taxa de inscrição terá o valor de R$ 109,00.
Da Prova Objetiva
As provas objetivas serão realizadas nos municípios de Brasiléia, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, todos no Estado do Acre.
A prova de redação, de caráter eliminatório, será realizada no mesmo horário, dia e local em que ocorrerá a prova objetiva e versará sobre tema da atualidade.
O Concurso terá validade de 2 anos, podendo a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Cobra Tecnologia S.A. abre 4.807 vagas para Analistas e Técnicos

A Cobra Tecnologia S.A., por meio da Empresa de Seleção Pública e Privada Ltda. - ESPP, torna pública a realização de concurso público para o provimento de 4.807 vagas e formação de cadastro reserva nos seguintes cargos:
  • Nível Superior: Analista Administrativo - Administrativo (67), Analista de Operações - Administrador de Banco de Dados (11), Equipamentos (24), ERP - Funcional (20), Impressão (14), Logística (50), Negócio (35), Processos/ Qualidade/ Treinamento/ Controle Operacional (20), Suporte (10), Suporte Data Center (35), Tráfego (5);
  • Nível Médio: Técnico Administrativo - Administrativo (1.571), Técnico de Operações - Documentos (28), Equipamentos (2.798), Infra Data Center (90), Processos/ Qualidade/ Treinamento/ Controle Operacional (19), Qualidade (10).
A remuneração para os cargos de Analista será de R$ 3.213,46, para Técnico de Operações será de R$ 1.460,67 e para Técnico Administrativo será de R$ 1.235,95, todos com jornada de trabalho de 44h semanais. A critério da empresa, visando atender suas necessidades o empregado poderá ser convocado para trabalhar aos finais de semana e feriados, resguardados todos os direitos previstos em Lei.
Das Inscrições:
As inscrições para este Concurso Público serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico da ESPP www.esppconcursos.com.br, no período das 8h do dia 5 de novembro até às 23h59min do dia 4 de dezembro de 2012, observado o horário de Brasília.
O valor da taxa de inscrição será de:
  • Técnico Administrativo R$ 20,03
  • Técnico de Operações R$ 23,49
  • Analista Administrativo R$ 39,07
  • Analista de Operações R$ 50,49
A partir de 10 de dezembro de 2012 o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico na opção inscrições homologadas (efetivadas), se os dados da sua inscrição foram recebidos e o pagamento processado. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da ESPP, pelo telefone (11) 4701-1658, de segunda à sexta-feira (úteis), das 9h às 17h (horário de Brasília), para verificar o ocorrido.
O Concurso constará de 4 etapas:
1ª etapa - Prova Objetiva (Eliminatório e Classificatório)
2ª etapa - Entrega de documentos para verificação (Eliminatório)
3ª etapa - Exame Médico - Pré-admissional (Eliminatório)
4ª etapa - Contratação
Das condições de realização da Prova Objetiva:
A aplicação das Provas está prevista para o dia 20 de janeiro de 2013, e serão realizadas nos locais do Anexo I do Edital. A duração das Provas será de 3 horas, incluído o tempo para leitura das instruções e preenchimento das folhas de respostas, sendo de responsabilidade do candidato a observância dos horários estabelecidos.
O local, a sala e o horário de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico, a partir de 14 de janeiro de 2013.
Não será enviado, via correio, cartão de convocação para as provas. Será publicado no Diário Oficial da União e disponibilizado no endereço eletrônico o extrato do edital de convocação confirmando o dia e horários de aplicação das provas.
Caberá ao Presidente da COBRA TECNOLOGIA a homologação dos resultados finais do Concurso Público.
O Concurso Público destina-se ao provimento de vagas imediatas e para formação de cadastro reserva técnica pelo regime da Consolidação das Leis de Trabalho - CLT e pelo plano de Cargos e Salários, vigente na época da contratação, dentro do prazo de validade de 730 dias, prorrogável por mais 730 dias a contar da data da homologação do Concurso Público.
Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções externas Cobra 2010/002, 2010/003 e 2010/004 até o término de sua vigência ou ao esgotamento da reserva de candidatos aprovados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

sábado, 24 de novembro de 2012

Reajuste do Piso Salarial do Magistério para 2013

O reajuste do Piso Nacional do Magistério poderá ter seus critérios alterados. Quarta feira (30/10) uma comissão de Deputados Federais apresentou uma nova proposta de reajuste que será apresentada o mais rápido possível no plenário da Câmara para ser votada como medida provisória. A proposta sugere que o piso do magistério seja reajustado no mês de MAIO com base na reposição da inflação pelo INPC e mais 50% equivalente ao crescimento das receitas do FUNDEB.
     Caso essa medida provisória seja colocada em pauta e seja aprovada pelo Congresso, o reajuste ficará mais ou menos da seguinte forma:

  • A previsão de crescimento da arrecadação do FUNDEB: 14,4% 
  • Previsão da inflação: 5,35% 
  • Percentual para o cálculo do piso de 2013: 14,4%/2 + 5,35% = 7,2% + 5,35% = 12,55% 
  • Piso de 2012: R$ 1.451,00 
  • Previsão para o piso de 2013: R$ 1.451,00 x 1,1255% = R$ 1.633,10 para carga horária de 40 horas semanais.
  • No nosso caso, ou seja, para uma jornada de 30 horas semanais, o Piso ficará em torno de R$ 1.224,82.
Observação: Caso a medida provisória não seja aprovada, o percentual de reajuste será de aproximadamente 21,75%, ou seja, o Piso pula de R$ R$ 1.451,00 para R$ 1.766,59 em JANEIRO de 2013.

Vestibular da UFRN começa neste domingo; Comperve faz recomendações

Por Marcela Cavalcanti, do DN Online

Tudo pronto para a realização do último vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mais de 28.600 irão concorrer a 3.015 vagas, distribuídas em 84 cursos. A partir do próximo ano, as vagas serão preenchidas através das médias obtidas pelo aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)/Sisu.

As provas serão realizadas de domingo (25) a terça-feira (27) em Natal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Mossoró. As provas terão a duração de 4h30, exceto para os candidatos com necessidades especiais, que terão 5h30 para a realização de suas provas.

Os candidatos terão acesso aos locais de provas a partir das 7h20, onde os portões ficarão abertos até às 8h. Após esse horário não será permitida a entrada de nenhum candidato. Para a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), Magda Pinheiro, os candidatos devem ficar atentos a essa informação para evitar que sejam desclassificados."Recomendo que no dia anterior a prova, o candidato vá até o local para saber onde fará a prova e quanto tempo leva para chegar até lá. Existem muitos prédios no campus da UFRN. No dia da prova é importante chegar com antecedência. O ideal é que estava no prédio pelo menos 30 minutos antes do fechamento dos portões", disse.

Magda Pinheiro destacou que para ter acesso ao local de prova, os candidatos devem apresentar um dos documentos de identificação que constam no edital do concurso, como as carteiras de motorista, de trabalho, de identidade ou militar. "É importante lembrar que carteira de estudante não é documento válido. Também não será aceita a cópia de documento com foto, mesmo que esteja autenticada", disse.

Inpi abre inscrições para 242 vagas imediatas e retifica edital

As inscrições para o concurso público do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) começam nesta sexta-feira (23/11). São oferecidas 242 vagas imediatas para candidatos com nível médio e superior. As remunerações variam de R$ 2.504,68 a R$ 6.557,47. Os novos servidores serão lotados na cidade do Rio de Janeiro/RJ.Além disso, ooórgão retificou o conteúdo programático relativo às disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa e direito administrativo. As informações estão no Diário Oficial da União, na página 187 da terceira seção.

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é a banca organizadora da seleção. Cinco por cento das oportunidades são destinadas a pessoas com deficiência. Quem possui nível médio pode disputar os cargos de técnico em planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial e técnico em propriedade industrial.

Já os cargos de nível superior na disputa são: pesquisador em propriedade industrial (nas áreas de eletricidade; telecomunicações, computação e eletrônica; engenharia mecânica; engenharia civil; e arquitetura); tecnologista em propriedade industrial (para graduados em qualquer área); analista de planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial (nas áreas de gestão da tecnologia da informação/infraestrutura em TI, desenvolvimento e manutenção de sistemas; gestão financeira; administração; arquivologia; arquitetura; engenharia de segurança do trabalho, elétrica, mecânica e civil; administração; pedagogia; direito; economia; comunicação social; e estatística).

Interessados em participar devem se inscrever até 14 de dezembro pelo site www.cespe.unb.br/concursos/inpi_12. As taxas vão de R$ 60 a R$ 110. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas e discursivas no dia 3 de fevereiro, além de avaliação de títulos.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Conselho Nacional de Justiça abre mais de 170 vagas para nível médio e superior

Com a responsabilidade técnico-administrativa do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), foi lançado nesta segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União, o edital de abertura do concurso público 001/2012 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O certame será voltado ao provimento imediato de 177 postos de trabalho para os cargos de Analista e Técnico Judiciário, sendo que deste total, 11 oportunidades serão para pessoas com deficiência.
Segundo consta, as vagas serão distribuídas entre as funções de Analista Judiciário nas áreas Judiciária, Administrativa, Administrativa - Contabilidade, Administrativa - Pedagogia, Apoio Especializado - Análises de Sistemas, Apoio Especializado - Arquitetura, Apoio Especializado - Arquivologia, Apoio Especializado - Biblioteconomia, Apoio Especializado - Engenharia Civil, Apoio Especializado - Estatística, Apoio Especializado - Psicologia e de Apoio Especializado - Sociologia e de Técnico Judiciário nas áreas Administrativa e de Apoio Especializado - Programação de Sistemas.
A remuneração de Analista será de R$ 6.611,39 e de Técnico, de R$ 4.052,96.
Os interessados poderão participar por meio do preenchimento de formulário que será disponibilizado de 7 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013 pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br, sob taxas de R$ 60,00 e R$ 100,00, conforme a escolaridade.
De acordo com a organizadora, os participantes farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, sendo que a primeira será dividida em duas etapas - uma com 50 questões e a outra com 70. Haverá, ainda, prova discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório, composta por uma questão (apenas nível superior) e uma dissertação. As avaliações acontecerão na data provável de 17 de fevereiro de 2013, com data e local a serem informadas a partir do dia 7 do mesmo mês.
Fonte: www.in.gov.br.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Concursos oferecem mais de 180 vagas com salários de até R$ 21,7 mil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Superior Tribunal Militar (STM) abriram concurso público com mais de 180 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários variam entre R$ 4 mil e R$ 21,7 mil.

O Conselho Nacional de Justiça oferece 177 vagas distribuídas em 12 cargos para nível superior e dois para nível médio. Todas as vagas são em Brasília, sendo que 11 delas são reservadas para pessoas com deficiência.

São 84 vagas que requerem diploma de graduação, entre os cargos: Analista Judiciário/Judiciária (18), Analista Judiciário/Administrativa (28), Analista Judiciário/Administrativa/Contabilidade (8), Analista Judiciário/Administrativa/Pedagogia (1), Analista Judiciário/Analista de Sistemas (15), Analista Judiciário/Arquitetura (1), Analista Judiciário/Arquivologia (3), Analista Judiciário/Biblioteconomia (2), Analista Judiciário/Engenharia Civil (1), Analista Judiciário/Estatística (5), Analista Judiciário/Psicologia (1) e Analista Judiciário/Sociologia (1). Todos os cargos têm remuneração de R$ 6.611,39.

As outras 93 vagas são destinadas aos dois cargos de nível médio: Técnico Judiciário/Administrativa (80) e Técnico Judiciário/Apoio Especializado/Programação de Sistemas (13). Ambos oferecem salário de R$ 4.052,9. As inscrições começam dia 7 de dezembro e vão até 4 de janeiro no site do CNJ.

Já o STM oferece seis vagas para o cargo de Juiz-Auditor Substituto da Justiça Militar da União. Para se candidatar, é preciso ter diploma de graduação em Direito e três anos de atividade jurídica após ter se formado. O órgão oferece salário de R$ 21.766,15. As inscrições começam nesta quinta-feira e vão até 21 de dezembro no site www.cespe.unb.br/concursos/stm_12.

Estado de Minas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Natal e região metropolitana oferecem 601 vagas de emprego nesta terça

Pelo menos 601 vagas de emprego em Natal e Região Metropolitana estão disponíveis nesta terça-feira (20). Segundo dados do Sistema Nacional de Emprego (SINE), as profissões com o maior número de ofertas são auxiliar de depósito (129), armador de ferros(75), carpinteiro(55) e auxiliar de limpeza (54)

Para se cadastrar, basta ir a um dos Postos de Atendimento do SINE, instalados nas Centrais do Cidadão de Natal e interior do Estado portando carteira de Trabalho; cartão ou Número do PIS; identidade; CPF; comprovante de Residência e comprovante de Escolaridade.

Confira as oportunidades

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA DE MERCADORIA 10

APLICADOR DE SERIGRAFIA 1

ARMADOR DE FERROS 75

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1

AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE PESSOAL 1

AUXILIAR DE CONTABILIDADE 2

AUXILIAR DE COZINHA 2

AUXILIAR DE DEPÓSITO 129

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO 3

AUXILIAR DE LIMPEZA 54

AUXILIAR DE MARCENEIRO 2

AUXILIAR TÉCNICO DE MECÂNICA 1

CABELEIREIRO 1

CARPINTEIRO 55

CARPINTEIRO (OBRAS) 4

CHAPEIRO 1

COBRADOR EXTERNO 1

COLOCADOR DE PAINÉIS 1

COSTUREIRO DE ROUPAS (CONFECÇÃO EM SÉRIE) 1

COZINHEIRO DE RESTAURANTE 1

COZINHEIRO GERAL 2

DEDETIZADOR 1

DEGUSTADOR DE VINHO 3

ELETRICISTA 3

ENCANADOR 3

FORNEIRO DE PADARIA 1

GUARDA DE SEGURANÇA 5

MANICURE 1

MANOBRISTA 1

MARCENEIRO 2

MECÂNICO DE INJEÇÃO ELETRÔNICA 1

MONTADOR 10

MONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS 13

MOTOBOY 1

PEDREIRO 45

PORTEIRO 5

PROMOTOR DE VENDAS 2

SECRETÁRIA(O) EXECUTIVA(O) 1

SEGURANÇA DE EVENTO 100

SERRALHEIRO 1

SERRALHEIRO DE ALUMÍNIO 3

SERVENTE DE OBRAS 11

SERVENTE DE PEDREIRO 5

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS 1

VENDEDOR PRACISTA 4

VIGILANTE 30


DN ON LINE

Prefeitura do Natal abre concurso para professores temporários

A prefeitura do Natal publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (20) o edital de processo seletivo para o cargo de professor temporário da rede municipal de ensino. Sem especificar o número de vagas disponíveis, o concurso selecionará professores para as áreas de Ensino Fundamental, Matemática, Língua Inglsa, Geografia, Educação Física, Ensino Religioso e Artes (Música, Dança, Artes Visuais e Teatro). AS inscrições estarão abertas no período entre 26 de novembro a 16 de dezembro deste ano. As provas objetivas serão realizadas no dia 13 de janeiro de 2013. O salário base é de R$ 1.213,02.

Os candidatos que pretendem concorrer a uma das vagas deverão ter formação Superior nas Licenciaturas Plenas de Educação Artística, Ed. Física, Ed. Religiosa, Língua Inglesa, Matemática, Geografia e em Pedagogia. Para inscrever-se, o postulante deverá acessar o site www.consulplan.net, no período entre as 14h do dia 26 de novembro até às 23h59 do dia 16 de dezembro de 2012. A seleção será feita em duas etapas: a 1ª é da prova objetiva e a 2ª de comprovação dos requisitos e exames médicos.

Pessoas que possuam renda familiar mensal de até 3 salários mínimos, bem como os que tenham feito, comprovadamente, três doações de sangue nos últimos 12 meses podem requerer a isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 50. O resultado dessa insenção sairá no próximo dia 12. Ainda de acordo com o edital, 5% das vagas serão disponibilizadas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

A prova de múltipla escolha terão, ao todo, 40 questões. O conteúdo das questões serão de 25 dos conhecimentos específicos, 5 de conhecimentos gerais e 10 de Língua Portuguesa. será considerado aprovado o candidato que obtiver 50% do aproveitamento total de pontos da prova. O resultado final do certame será divulgado no dia 30 de janeiro do próximo ano.

DN

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Inscrições abertas para intercâmbio social Cidadão Global

DN Online
 
Novembro, quase fim de ano e está mais do que na hora de programar as férias. E que tal férias com possibilidade de fazer um intercâmbio social na Polônia, Hungria, Ucrânia, Turquia, Colômbia, México, Rússia, Índia, China, África (Uganda, Ghana, Quenia, Nigéria e Moçambique), Indonésia ou entre outros países?

Esses são alguns dos destinos que a AIESEC no Brasil coloca à disposição dos futuros intercambistas para o Programa Cidadão Global. Com duração de 6 a 12 semanas, o Cidadão Global oferece a oportunidade de conviver com novas culturas e de interagir diretamente com elas por meio do trabalho voluntário. Sua curta duração é ideal para o período de férias da faculdade. As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro acessando www.aiesec.org.br/inscricao

Para aqueles que acham que três meses é pouco tempo para conhecer tudo que você precisa, existe a possibilidade de ampliar o seu impacto realizando mais de um intercâmbio em países diferentes. “Essa é a sua oportunidade para ganhar uma rede global de contatos ainda mais poderosa e capaz de gerar transformações em toda uma região”, comenta Matheus Sell Koerich, diretor nacional de intercâmbios sociais para estudantes da AIESEC.

Calendário com 19 concursos prevê a abertura de 7.017 vagas

Serão encerradas nesta segunda-feira as inscrições do concurso promovido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A oferta é de 152 vagas em cargos de nível superior, sendo 128 para o Rio de Janeiro. Dependendo do cargo, a remuneração pode chegar a R$ 11.374, já com as gratificações. Também nesta segunda termina o prazo para quem quer participar da seleção da prefeitura de Belém, que visa a preencher 1.187 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622 a R$ 1.244. Já o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) anunciou a abertura de concurso para 242 vagas em cargos de níveis superior e técnico no Rio de Janeiro. As inscrições, que começam no dia 23 deste mês, podem ser feitas até 14 de dezembro. Ao todo, são 19 processos seletivos, com inscrições abertas para 7.017 vagas (temporárias ou não), além de formação de cadastro de reserva. Veja como participar:

DNIT - O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes abriu concurso para o preenchimento de 1.200 vagas em todo o país. Os cargos são de níveis médio e superior, com salários variando de R$ 2.507,30 a R$ 7.815,81. As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Administração Fazendária (Esaf), até o dia 30 deste mês. A taxa varia de R$ 50 a R$ 100, de acordo com o cargo escolhido. Os cargos de nível superior são de analista em infraestrutura de transportes – área ambiental (25 vagas), geoprocessamento (7) e engenharia civil (147); analista administrativo - contábil (35), tecnologia da informação (10) e administrativa (65). Já os de nível médio são de técnico de suporte em infraestrutura de transportes - estradas (604), laboratório (74), topografia (89); técnico administrativo - administrativa (144). Os cargos de analista em infraestrutura de transportes nas áreas ambiental e geoprocessamento e de analista administrativo na área administrativa exigem nível superior em qualquer área. Os cargos de técnico de suporte em infraestrutura de transportes - estradas e técnico administrativo - administrativa exigem apenas nível médio. Já os cargos de técnico de suporte em infraestrutura de transportes - laboratório e topografia exigem curso técnico nas respectivas áreas. Os salários são de R$ 7.815,81 para analista em infraestrutura de transportes, de R$ 5.408,21 para analista administrativo, de R$ 3.545,88 para técnico de suporte em infraestrutura de transportes e de R$ 2.507,30 para técnico administrativo.

ANP - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) abriu concurso público para três cargos de nível superior. Serão preenchidas 152 vagas, das quais 11 são reservadas a portadores de deficiência. A empresa também formará cadastro de reserva. As oportunidades são para diversas áreas de formação e as vagas foram abertas em Brasília e nas cidades de Manaus (AM), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições serão encerradas nesta segunda-feira, dia 19, pelo site do Cespe/UnB. As taxas são R$ 80 (analista) e R$ 100 (especialista). Do total de vagas, 22 são para o cargo de analista administrativo, em cinco áreas de atuação. Para concorrer, os candidatos devem possuir diploma de graduação em arquivologia, ciências contábeis, jornalismo, administração ou cursos superiores com abrangência em informática, computação, sistemas ou tecnologia da informação. A remuneração inicial do cargo é composta por salário-base de R$ 9.623,20 e a gratificação de desempenho, cuja soma após a primeira avaliação pode chegar a R$ 10.429. Outras 15 vagas são para o cargo de especialista em geologia e geofísica do petróleo e gás natural, cujo requisito, a depender da área pretendida, é a formação em curso superior de geologia, engenharia geológica ou geofísica. A remuneração inicial corresponde a R$ 10.019,20 de vencimento básico, acrescido de gratificação de desempenho, podendo chegar a R$ 11.374. A maioria das vagas (115) está distribuída em onze áreas do cargo de especialista em regulação de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural. Duas das áreas exigem graduação em qualquer área de formação. As demais são de graduações específicas, entre elas ciências econômicas, várias especialidades de engenharia, além de química, biologia, oceanografia ou graduações nas áreas de computação, sistemas e informática. A remuneração inicial também é composta de R$ 10.019,20 de vencimento básico, acrescido de gratificação de desempenho, podendo chegar a R$ 11.374.

IBAMA - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis abriu concurso público que visa o preenchimento de 108 vagas no cargo de analista ambiental, no Distrito Federal (93 vagas) e no Rio de Janeiro (15 vagas). O salário é de R$ 5.441,24. Para o tema licenciamento ambiental são oferecidas 45 vagas no Distrito Federal e 15 no Rio de Janeiro. Para o tema monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental são 27 vagas no Distrito Federal e, para o tema gestão, proteção e controle da qualidade ambiental, são 21 vagas no Distrito Federal. O candidato deve ter curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação. As inscrições começam nesta segunda-feira e devem ser feitas pelo site do Cespe/UnB, até o dia 26 deste mês. A taxa é de R$ 75. No momento da inscrição, o candidato deverá optar por um tema, a UF da vaga e pela cidade de realização de provas. Os temas são licenciamento ambiental; monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental; gestão, proteção e controle da qualidade ambiental. Os candidatos aprovados serão alocados nas unidades descentralizadas (superintendências e centros especializados) e na administração central do Ibama. O concurso terá provas objetivas (de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos) e prova discursiva (uma redação e duas questões práticas), que serão realizadas no Distrito Federal e na cidade do Rio de Janeiro, na data provável de 20 de janeiro de 2013.

INPI - O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) anunciou a abertura de concurso público para o preenchimento de 242 vagas em cargos de níveis superior e intermediário. Das vagas abertas, 18 são reservadas a candidatos portadores de deficiência. Os aprovados exercerão suas funções nas unidades do instituto situadas na cidade do Rio de Janeiro. As vagas estão distribuídas entre os cargos de pesquisador em propriedade industrial (em cinco áreas), analista em planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial (em 18 áreas) e tecnologista em propriedade industrial, de nível superior, e técnico em planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial e técnico em propriedade industrial, de nível intermediário. O período de inscrições será entre o dia 23 deste mês e 14 de dezembro, pelo site do Cespe/UnB. As taxas são de R$ 110 (pesquisador), R$ 90 (analista e tecnologista) e R$ 60 (técnico). Para pesquisador, a remuneração é composta de vencimento básico e gratificação, podendo chegar a R$ 6.557,47. Também serão acrescidos R$ 815,00 pela titulação de mestrado e R$ 2.040,00 pela titulação de doutorado, valores que não são cumulativos. Para analista e tecnologista, a remuneração é de R$ 5.909,63, considerando o vencimento básico e a gratificação. Há, também, a retribuição por titulação para os dois cargos, nos valores de R$ 305,00 (especialização), R$ 730,00 (mestrado) e R$ 1.789,00 (doutorado), valores que não são cumulativos. Os cargos de técnico têm salário de até R$ 2.504,68, considerando o vencimento básico e gratificação.Também são concedidos a todos os cargos auxílio alimentação no valor de R$ 304 e auxílio transporte.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO/1ª REGIÃO - O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro) abriu concurso que visa ao preenchimento de 43 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 4.052,96 a R$ 8.140,08. Do total de vagas, 38 são para o cargo de técnico judiciário (área administrativa), que exige nível médio completo. As outras cinco vagas são para analista judiciário (para área judiciária, área judiciária na especialidade de execução de mandados e área administrativa), cargo que pede nível superior em direito ou em qualquer área de formação. Os interessados podem se inscrever no site da Fundação Carlos Chagas até o dia 26 deste mês. O valor da taxa de inscrição é de R$ 79 para analista judiciário e de R$ 58 para técnico judiciário.

SECRETARIA DE FAZENDA/RJ - A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro abriu concurso para 47 vagas de analista de controle interno, sendo 20% das vagas reservadas para negros e índios. Para participar, os candidatos devem ter graduação em ciências contábeis. As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Ceperj, até 3 de dezembro. A taxa será de R$ 100.Quem não tem acesso à internet pode se dirigir ao posto que funcionará durante todo o período na sede da instituição, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos. O salário é de R$ 3.818,18 e será acrescido de gratificação de desempenho de atividade (GDA), mais adicional de qualificação (AQ) de R$ 190,91, R$ 381,82 e R$ 763,64, para o candidato que tiver pós-graduação lato sensu, mestrado ou doutorado, respectivamente.O concurso constará de duas etapas, constituídas por provas objetivas de conhecimento geral e de conhecimento específico, a serem realizadas em dias diferentes – 3 de fevereiro e 14 de abril de 2013. Da primeira etapa constarão as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e estatística, noções de economia e matemática financeira, noções de direito constitucional, tributário e administrativo; administração financeira, orçamentária e responsabilidade fiscal. A segunda etapa será estruturada com as disciplinas de controle interno, auditoria, contabilidade pública, contabilidade geral e de custos.

BIBLIOTECA NACIONAL - A Biblioteca Nacional vai promover concurso público para o preenchimento de 44 vagas em cargos de nível médio, sendo 33 para assistente administrativo (em quatro funções diferentes), nove para auxiliar de documentação e duas para assistente técnico administrativo. Os ganhos chegam a R$ 2.322, incluindo R$1.568,42 de salário-base e R$753,60 de gratificação. Os interessados poderão se inscrever até 10 de dezembro, pelo site da Fundação Getúlio Vargas. A taxa é de R$ 56. A seleção terá duas etapas. A primeira constará de uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha e uma redação, cuja realização foi transferida para 3 de fevereiro de 2013. Antes, as provas estavam previstas para 27 de janeiro. É possível se cadastrar para mais de um cargo, desde que os exames não sejam no mesmo horário. Pela manhã, das 8h ao meio-dia, acontecerá o exame para assistente administrativo. Já à tarde, das 15h às 19h, acontecerá a prova para os postos de assistente administrativo I, assistente administrativo II e assistente administrativo III; assistente técnico administrativo e auxiliar de documentação.

SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO/RJ - A Seplag/Rio está promovendo concurso para 880 vagas de nível superior e médio para a recém-criada carreira de executivo público. São 80 vagas analista executivo (nível superior) e 800 de assistente executivo (nível médio). Considerando a Lei Estadual nº 6067, de 25 de outubro de 2011, fica reservado a candidatos negros e índios o equivalente a 20% das vagas oferecidas no concurso para cada cargo. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 deste mês pelo site da Fundação Ceperj. A taxa de inscrição é de R$ 85 para nível superior e de R$ 60 para nível médio. O cargo de analista executivo está dividido em quatro perfis: os dois primeiros são relacionados a atividades administrativas, com área de formação em qualquer curso superior completo, oferecendo 30 vagas no caso do perfil 1 e 14 no perfil 2. O terceiro perfil exige nível superior em psicologia, com 18 vagas; e o quarto, nível superior completo em serviço social, também com 18 vagas. As 800 vagas de assistente executivo são destinadas a um único perfil de conhecimentos. A remuneração, incluídas as gratificações, chegam a R$ 4.065,39 (analista) e a R$ 1.752 (assistente).

GUARDA MUNICIPAL/RIO 1 - A Guarda Municipal do Rio divulgou edital de concurso público para 126 vagas em cargos de níveis médio/ técnico e superior, das quais cinco são destinadas a portadores de deficiência e outras 21 a negros e índios. Os salários variam de R$ 694,37 a R$ 1.580,09. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 deste mês, no site da prefeitura. As taxas são de R$ 40 (nível médio/ técnico) e R$ 60 (superior). Os cargos de nível superior são para administrador, assessor jurídico, assistente social, bibliotecário, contador, pedagogo e psicólogo. Já as vagas de nível médio/ técnico são para técnico em contabilidade e agente de administração. Além do salário, os profissionais que tenham vencimentos de até 4 salários mínimos vão receber auxílio transporte de R$ 121. Todos os profissionais vão receber tíquete alimentação de R$ 360. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

GUARDA MUNICIPAL/RIO 2 - O órgão também vai preencher duas mil vagas de agente, sendo 400 reservadas a negros e índios. Para concorrer às vagas de agente, os candidatos devem ter, no mínimo, a idade de 18 anos completos na data da posse e, no máximo, 30 anos completos até o último dia de inscrição; estatura mínima de 1,65m para homem e 1,60m para mulher; ensino médio completo e carteira nacional de habilitação nas categorias A, B ou superior. A remuneração inicial dos guardas é de R$ 1.411,49, para 44 horas semanais. Haverá ainda vale-alimentação de R$ 360 e auxílio-transporte de R$ 121. Nesta seleção, será cobrada taxa de R$ 50 e as inscrições também serão encerradas no dia 28 deste mês. Os interessados podem se cadastrar no site da prefeitura do Rio.

POLÍCIA MILITAR/RIO - A PM do Rio anunciou a abertura de concurso para 60 vagas de oficial combatente, com exigência de nível médio. As inscrições vão até o dia 25 deste mês, pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação , com taxa de R$ 78. Quem não tem acesso à internet poderá utilizar os computadores disponíveis no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), de 9h às 17h. O Centro fica na Av. Marechal Fontenelle, 2.906, Sulacap, Rio de Janeiro. A seleção é aberta a homens e mulheres, e 20% das vagas são destinadas aos candidatos negros ou índios no ato da inscrição. O candidato deve ter concluído o ensino médio, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, completos até a data de início do curso, além de altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Não há limite de idade para policiais militares do Estado do Rio de Janeiro que desejarem se inscrever no curso. A remuneração será de R$1.576,37 durante o curso de formação, que terá duração de três anos, em tempo integral. Depois, os ganhos podem chegar a R$ 4.296. Os valores referem-se ao pagamento de fevereiro de 2013. O curso será na Academia de Polícia Militar D. João VI, em Sulacap, na Zona Oeste, e terá início em março de 2013. O término está previsto para dezembro de 2015, quando o aluno oficial é declarado aspirante a oficial. Depois de cumprir estágio mínimo de oito meses, o aspirante ingressa no quadro de oficiais da Polícia Militar como 2º tenente PM. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira e o regime é de internato.

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL/2ª REGIÃO - O TRF da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo) abriu concurso público para 58 vagas de juiz federal substituto. O salário é de R$ 21.766,16. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 deste mês, pelo site do Cespe/UnB. A taxa é de R$ 160. A cada 20 vagas preenchidas, considerando também as que surgirem durante a validade do concurso, haverá a reserva de uma vaga para candidatos deficientes. Os candidatos devem ter nível superior em direito há, no mínimo, 3 anos, e possuir 3 anos de atividade jurídica após a obtenção do bacharelado em direito. A seleção terá cinco etapas. A primeira consiste na prova objetiva seletiva. A segunda terá duas provas escritas. Já a terceira etapa compreende a sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico. Na quarta etapa será aplicada uma prova oral. E na última etapa haverá a avaliação de títulos. A prova objetiva seletiva será aplicada no dia 13 de janeiro de 2013. A prova objetiva e a perícia médica serão realizadas no Rio de Janeiro e Vitória. As demais etapas serão apenas na cidade do Rio de Janeiro.

TRIBUNAL DE CONTAS/SP - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo vai preencher duas vagas de auditor. O salário é de R$ 22.911,72. Os candidatos devem ter nível superior em ciências jurídicas e sociais, ciências contábeis e atuariais, ciências econômicas ou ciências da administração. Também é preciso ter mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, devidamente comprovados. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 deste mês, pelo site da Fundação Carlos Chagas. A taxa é de R$ 252,85. O concurso é composto de prova de seleção (prova objetiva), prova escrita, prova oral e avaliação de títulos. A prova de seleção será aplicada no dia 3 de fevereiro de 2013. Já a prova escrita será em 14 de março de 2013. As provas serão realizadas em São Paulo.

POLÍCIA CIVIL/SP - A Polícia Civil de São Paulo oferece 433 vagas de investigador de polícia de 3ª classe. O salário é a partir de R$ 2.758,34. Para concorrer, os candidatos devem ter nível superior em qualquer área e carteira de habilitação na categoria B, no mínimo. As inscrições seguem abertas até 10 de dezembro, pelo site da Fundação Vunesp. A taxa é de R$ 60,85.Amparado pela Lei Estadual n.º 12.782, de 20.12.2007, o candidato terá direito à redução de 50% do valor do pagamento da taxa de inscrição se for estudante e estiver desempregado ou tiver remuneração mensal inferior a dois salários mínimos. Nesse caso, a inscrição deve ser feita nos dias 7 e 8 deste mês. O concurso terá prova preambular composta por 80 questões objetivas de língua portuguesa, noções de direito, noções de criminologia, lógica e noções de informática, prevista para o dia 3 de fevereiro de 2013. Os candidatos também passarão por prova de aptidão psicológica, prova de aptidão física, comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, e prova de títulos.

FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO/SP - A Fundação Parque Zoológico de São Paulo e sua unidade Zoo Safari, situadas na Zona Sul da capital paulista, abriram concurso público para 28 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 859 a R$ 3.368. Os cargos de nível fundamental são de jardineiro e oficial pedreiro. Os cargos de nível médio são de auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade e auxiliar de pessoal. Os cargos de nível técnico são de desenhista copista e secretária português. Os cargos de nível superior são de arquiteto e assistente de pessoal. As inscrições serão encerradas em 6 de dezembro, e podem ser feitas através do site do Cetro Concursos. As taxas vão de R$ 30 a R$ 50. As provas serão realizadas na cidade de São Paulo, na data prevista de 13 de janeiro de 2013.

SECRETARIA DE GESTÃO/ES - A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo abriu concurso público para o preenchimento imediato de 57 vagas, além de formação de cadastro de reserva, para o cargo de analista do executivo. Do total de vagas, cinco estão reservadas para os candidatos com deficiência. Os interessados podem confirmar participação entre os dias 26 deste mês e 21 de dezembro pelo site do Cespe/UnB. A taxa é R$ 78. O cargo possui oportunidades em quatro áreas: administração (35 vagas), ciências contábeis (6), ciências econômicas (6) e direito (10). Todas as áreas exigem formação superior específica. A remuneração oferecida é de R$ 3.687 para jornada de 40 horas semanais.O concurso será composto por provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos. A prova será aplicada na data provável de 17 de fevereiro de 2013, em Vitória/ES.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA/PARANÁ - O Tribunal de Justiça do Paraná abriu 330 vagas para titulares de cartórios de notas e registros do estado - 220 são para ingresso e 110 são para remoção de pessoas que já exerçam a titularidade de outra delegação, de notas ou de registro, no estado, por mais de dois anos. A remuneração varia de acordo com os serviços prestados. Para ingresso, o candidato deve ter diploma de bacharel em direito ou ter exercido função em serviço notarial ou de registro por 10 anos. Para remoção são necessários mais de 2 anos de experiência como titular de serventias no estado. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) até o dia 23 deste mês. A taxa é de R$ 200. O concurso público constará de quatro etapas: prova objetiva de seleção, prova escrita, prova oral e exame de títulos. Haverá ainda no decorrer da seleção exame de sanidade física e mental e de aptidão psicológica. A prova objetiva de seleção está prevista para 8 de dezembro para remoção e 9 de dezembro para provimento, na cidade de Curitiba.

DEFENSORIA PÚBLICA/TOCANTINS - O órgão busca preencher 20 vagas, sendo quatro para provimento imediato, além de formação de cadastro reserva, para o cargo de defensor público substituto. O salário é de R$ 20.677,85. Para concorrer, o candidato deve ter graduação de nível superior (bacharelado) em direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As inscrições devem ser feitas até 4 de dezembro, pelo site do Cespe/UnB. A taxa de inscrição é de R$ 200. A seleção será realizada em seis fases. A primeira será composta de prova objetiva e a segunda de provas escritas discursivas. Na terceira fase, haverá prova oral. Após essa fase, os candidatos ainda passarão por prova de tribuna, avaliação de títulos e investigação de vida pregressa.

PREFEITURA DE BELÉM/PA - A Prefeitura de Belém vai preencher 1.187 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622 a R$ 1.244. Os postos de nível fundamental são para agente de serviços gerais e motorista. As de nível médio são para assistente de administração e auxiliar técnico em computação. Os cargos de nível superior são para administrador, arquiteto, assistente social, bibliotecário, contador, economista, engenheiro civil, estatístico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo. As inscrições terminam nesta segunda-feira, dia 19, pelo site do Cetapnet. A taxa é de R$ 40 (nível fundamental), R$ 50 (nível médio) e R$ 70 (nível superior).

Da Agência O Globo

CNJ lança concurso com 177 vagas e salário de até R$ 6.611,39

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu nesta segunda-feira (19/11) concurso com 177 oportunidades e formação de cadastro reserva para cargos de nível médio e superior. Os salários estão na faixa de R$ R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39.

Organizador do certame, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb) prevê, no edital, 84 vagas para o cargo de analista judiciário (nível superior). Já para técnico judiciário, de nível intermediário, são 93.

Inscrições custam entre R$ 60 e R$ 100 e poderão ser feitas entre os dias 7 de dezembro e 4 de janeiro de 2013 pelo seguinte endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/cnj_12. Haverá provas objetivas e discursivas, aplicadas para ambos os níveis em 17 de fevereiro de 2013.

Áreas
Os concorrentes graduados poderão disputar funções na área judiciária e de contabilidade, administração, pedagogia, análise de sistemas, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, engenharia civil, estatística, psicologia e sociologia. Já quem tem nível médio luta pelo ingresso em áreas administrativas e de apoio especializado à programação de sistemas.

Com validade de dois anos prorrogáveis por igual período, o certame teve o edital publicado na página 202, da terceira seção do Diário Oficial da União.

Do Correioweb

Concurso prefeitura de Extremoz

Permanecem abertas até o dia 6 de dezembro as inscrições do concurso público 001/2012 da prefeitura de Extremoz, Rio Grande do Norte. A oferta é para o provimento direto de 380 postos de trabalho para profissionais de nível fundamental, médio e superior, com salários de R$ 656,44 a R$ 1.841,11 e jornadas semanais de 30h e 40h. De acordo com o Executivo local, todos os contratos serão firmados em regime estatutário.

Para concorrer bastará realizar inscrição de 22 de outubro a 22 de novembro no posto de atendimento (rua dos Coqueiros, nº 44, Conjunto Alto Extremoz) das 8h às 12h e das 14h às 18h ou, ainda, pelo site www.conpass.com.br. Será disponibilizado manual do candidato ao custo de R$ 6,00 e o cartão de inscrição poderá ser retirado no local ou impresso entre os dias 26 e 28 de dezembro. As taxas de participação serão de R$ 37,00, R$ 47,00 e R$ 57,00, conforme escolaridade do candidto.

A previsão é de que será aplicada prova escrita no dia 13 de janeiro de 2013, composta de 20 ou 40 questões, conforme o cargo; e prova de títulos, com entrega de documentação entre os dias 22 de outubro e 23 de novembro no local de inscrições.

Oportunidades

Fundamental
- Motorista categorias A, B, C e D e Agente Operacional de Serviços;

Médio - Auxiliar de Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar de Farmácia, Técnico em Vigilância Sanitária e Ambiental, Agente Administrativo, Digitador, Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde - ESF;

Superior - Assistente Social, Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Obstetra, Pediatra, Médico-Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Nível Superior nas disciplinas de Ciências, Geografia, Língua Inglesa, Portuguesa, Matemática, Artes, História, Educação Física e Filosofia, Professor de Nível Superior - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Professor de Nível Superior - Educação Infantil.

A entrega de títulos para os cargos dos grupos II e III poderá ser realizada até o dia 7 do mesmo mês.

Além disso, fica esclarecido que para os cargos de Auxiliar de Farmácia, Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde será exigido nível médio.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Quem "foi" "é" JUDAS ISCARIOTES?



Dificilmente poderíamos falar em Judas Iscariotes sem o olhar acusador e repugnante de quem observa ao longe o autor, inventor, criador da traição, do ato de covardemente apunhalar, trair, vender seu amigo, mentor e protetor. Não nos é fácil imaginar um plano maior, um objetivo mais amplo visando um resultado final pré-estabelecido. Bondade, maldade, objeto?

Judas Iscariotes foi escolhido como um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, sendo apresentado, na listagem dos seus nomes, sempre em último lugar (Mateus 10:2-4; Marcos 3:16-19; Lucas 6:13-16). Mais tarde, ele tornou-se infiel e iníquo, conforme apresentado no Novo Testamento. Era o encarregado da bolsa do dinheiro dos apóstolos: «tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava» (João 12:6). Teria demonstrado exteriormente a sua fraqueza na cena da unção com óleo perfumado em Betânia, onde testemunhou que estava mais apegado ao dinheiro do que propriamente aos gestos concretos com que Jesus demonstrava a sua missão (João 12:1-6). Traiu seu amigo e o abandonou em um momento importante, o deixando jogado às traças e ao vício para todo o sempre. Após retirá-lo de um período de paz e comunhão espiritual em todos os aspectos de vida, e jogá-lo em um mundo perdido.
Embora os Evangelistas digam claramente que «Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar» (João 6:64) e tivesse sido, de algum modo, aduzido e predito, caso se leia o Salmo 55 como uma referência ao que viria a suceder com Jesus, que o traidor seria um "amigo íntimo" - «Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado […] Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo» (Salmos 55:12-13) -, há muitos que contestam se Judas estava ou não predestinado a ser o traidor.

Judas entregou Jesus por 30 moedas de prata (Mateus 26:15 - Mateus 27:3). Esse era o preço de um escravo (Êxodo 21:32). De acordo com o autor do Evangelho de Mateus, os principais sacerdotes decidiram não colocar essas moedas no tesouro do Templo de Jerusalém, mas, em vez disso compraram um terreno no exterior da cidade para sepultar defuntos (Mateus 27:6-7). Segundo Zacarias, profeta do Antigo Testamento, a vida e o ministério do prometido Messias (ou Cristo) seria avaliado em 30 moedas de prata (Zacarias 11:12-13). Isto significava que, segundo a leitura dos acontecimentos feita pelo evangelista Mateus, os líderes religiosos judaicos foram induzidos a avaliar a vida e ministério de Jesus de Nazaré como dotada de bem pouco valor.

A motivação da sua ação é justificada ou explicada, nos Evangelhos, de diferentes modos. Assim, nos Evangelhos mais antigos, os de Mateus e de Marcos, tal deveu-se à sua avareza (Mateus 26:14-16; Marcos 14:10-11). Já nos Evangelhos de Lucas e de João o seu procedimento é subordinado à influência direta de Satanás (Lucas 22:3; João 13:2-27) sobre as suas ações.

Somos filhos de uma nação historicamente cristã, então é perfeitamente normal essa visão do bandido covarde e traiçoeiro que sem nenhuma razão compreensível traiu quem o ajudou, protegeu, amparou e salvou. Em uma visão mais racional e lógica (mas religiosa), ele seria apenas alguém usado para que Deus em sua infinita sabedoria cumprisse seu objetivo que era salvar o homem do seu estado de miséria. Se não houvesse o traidor, não aconteceria a morte do Cristo e sem esse sangue remidor não haveria purificação, perdão, salvação. Olhando assim, não se culpa muito Judas, pois o mesmo seria apenas um instrumento usado por Deus para atingir um fim maior – a sua salvação -.

Cada um decide sobre que ótica irá observar o passado e um dos principais acontecimentos do cristianismo.

Pensando nisso e guardando as devidas proporções, sem comparativos celestiais ou salvadores, até porque não é possível traçar paralelos, fico aqui a matutar se os Judas atuais estariam cumprindo um propósito “divino” ou apenas sendo covardes traidores e mentirosos que venderam a alma, a decência, a honra em troca das “moedas” atuais que já não são os dracmas ou os “mirreis” e sim promessas mirabolantes que na grande maioria são impossíveis de serem cumpridas. 30 moedas... A tragédia que seguiu-se a isso é bem conhecida.

Sou favorável e defensor da liberdade. Liberdade expressa com atitudes verdadeiras, sem subterfúgios. Declarar amizade e respeito a alguém e vendê-lo covardemente não é atitude de seres livres e pensantes. Admiro e respeito meus adversários declarados, aqueles que torcem pela sua bandeira, pelo seu time e o declaram de forma digna e verdadeira. Não posso respeitar aqueles que vestem a camisa e declaram amor a o time adversário com o único objetivo de angariar benefícios próprios e isso é fazê-lo de forma escusa.  

Aos Judas modernos (que tenham sido usados por Deus ou por sua própria covardia), meu pesar, uma vez que o mal por si próprio é destruído.



Valfran, enciclopédias e Bíblia

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Saiba onde será seu local de prova do vestibular da UFRN

A Comissão Permanente de Vestibular da UFRN divulgou os locais de prova dos candidatos no processo seletivo 2013 que acontece entre os dias 25 a 27 de novembro.

Clique aqui e saiba onde você fará as provas. Desde já boa sorte!!

Governo da Paraíba abre concurso com mais de 3 mil vagas

O Governo da Paraíba abriu concurso público com oferta de 3.180 oportunidades em várias regiões do estado para o cargo de técnico administrativo. De acordo com o edital de abertura, o posto requer ensino médio ou técnico e oferecerá salário de R$ 720 com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Interessados devem se inscrever entre 12 e 26 de novembro pelo site da organizadora, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). A taxa de participação é de R$ 60.

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva na data provável de 16 de dezembro. O resultado final terá divulgação a partir de 28 do mesmo mês.

Do CorreioWeb

Senac anuncia vagas gratuitas para dezembro

O Programa Senac Gratuidade disponibilizará mais 75 bolsas de estudos integrais para cursos no mês de dezembro. As inscrições começaram nesta segunda (12) e seguem até o dia 19, por meio do site www.rn.senac.br/psg. As vagas contemplam o município de Natal e abrangem os cursos de Almoxarife e Operador de Telemarketing.

A seleção dos candidatos ocorre de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site, observando-se também os critérios definidos pela Política do PSG. É necessário que os candidatos possuam renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atendam aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade escolhida.

Convocação – Após a realização da inscrição, os candidatos com as melhores classificações serão convocados, através de publicação de listas no site da instituição, para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. Serão realizadas convocações ao longo o período de inscrição, até o preenchimento de todas as vagas.

Os processos seletivos para cursos inseridos no PSG são lançados mensalmente. Os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente na próxima etapa.

DN

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Três concursos abrem inscrições para mais de 4,4 mil chances

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (12), as inscrições de 4.498 chances em três órgãos: Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Governo da Paraíba e ofertam cargos em todos os níveis de formação.

Dnit

O Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) oferece 1.200 oportunidades a candidatos com nível médio e superior. Salários ficam na faixa de R$ 2.507,30 e R$ 7.815,81 nos cargos de analista em infraestrutura de transportes (superior), analista administrativo (superior), técnico de suporte em infraestrutura de transportes (médio) e técnico administrativo (médio). Haverá chances para portadores de necessidades especiais.

Inscrições serão feitas até 30 de novembro pelo site da Escola de Administração Fazendária (Esaf), que organiza o certame. As taxas de participação custam de R$ 50 a R$ 100. Os candidatos serão submetidos a provas objetivas - aplicadas em 20 de janeiro de 2013 - e discursivas.

Quem for aprovado vai trabalhar no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Roraima, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Amapá, Paraíba, Pernambuco e Piauí. O certame tem validade de um ano podendo ser prorrogado por igual período.

Veja o edital.

Biblioteca Nacional

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lançou concurso público com oferta de 44 oportunidades para cargos de nível médio. De acordo com o edital de abertura, as remunerações são de R$ 2.322,02 - acrescidas auxílio pré-escolar, auxílio-alimentação, auxílio-transporte e assistência de saúde complementar.

Há chances para assistente administrativo (I, II e III), assistente técnico administrativo e auxiliar de documentação II. Organizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a seleção contará com provas escritas objetivas e discursivas. A primeira fase está prevista para acontecer no dia 27 de janeiro de 2013 no município do Rio de Janeiro, onde os aprovados serão lotados.

Interessados devem se inscrever até 10 de dezembro, pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/fbn12. A taxa de participação é de R$ 56. As avaliações objetivas terão questões sobre língua portuguesa, noções de informática, noções de administração pública e conhecimentos específicos.

Veja o edital.

Governo da Paraíba

O Governo da Paraíba abriu seleção pública com oferta de 3.180 oportunidades em várias regiões do estado para o cargo de técnico administrativo. De acordo com o edital de abertura, o posto requer ensino médio ou técnico e oferecerá salário de R$ 720 com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Interessados devem se inscrever até 26 de novembro pelo site da organizadora, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). A taxa de participação é de R$ 60.

Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva na data provável de 16 de dezembro. O resultado final terá divulgação a partir de 28 do mesmo mês.

Do Diário de Pernambuco